De
um tempo para cá lojas de mass market viram como o custo de seus produtos subia
de maneira exponencial. Eu não vou questionar se essa subida de preços se deve
ou não ao incremento do IVA, mas o que está claro é que as quantidades que
pagamos por alguns produtos de lojas como Bershka, Zara ou H&M, essas que
chamamos low-cost, de low-cost não têm nada.
A
Mango tem apostado em uma drástica baixada de preços de seus produtos em até
20% devido à crise econômica, porém há outras redes de lojas que não pensam o
mesmo e oferecem em suas lojas peças que chegam a (ou superam) 500 reais.
O
caso da Zara pode ser que seja o mais evidente, pois pelo site é bem mais fácil
verificar o preço se seus produtos, e horrorizar-se com o custo de seus
abrigos, alguns de quase mil reais. Só me ocorre pensar que a idéia da Zara é deixar
a segunda linha TRF a preços mais acessíveis, que sim poderíamos categorizar
como low-cost, e desta forma subir os preços da Zara Woman.
Mas
estes preços exorbitantes não são somente coisa Zara. O fato de que as coleções
de H&M com grandes designers tenham um preço mais elevado que o normal é
inclusive compreensível, mas na temporada outono-inverno 2012 pudemos encontrar
saias da marca sueca a 249 euros, algo incompreensível.
Suponho
que atualmente estas redes de lojas tentam captar todo tipo de bolsos, desde os
mais modestos a outros que podem permitir-se algum que outro capricho. A
questão é, você pagaria mais de 500 reais por uma roupa da Zara ou H&M?
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